O que é o Caraíba?

Ilustração de Ildo Nascimento

Somos um grupo de jornalistas brasileiros, a maioria residente em Portugal, que acompanha com preocupação os acontecimentos em nosso país. Temos qualificação e experiência no jornalismo nacional e internacional, na investigação acadêmica e na comunicação pública, com vasta vivência e contatos na mídia e instituições no Brasil.

Nossa intenção é fazer chegar à população portuguesa e à grande comunidade brasileira residente no país ou que, mesmo fora, acompanha o noticiário produzido aqui, informações qualificadas sobre o que se passa no Brasil. Há uma clara ameaça à democracia, ao meio ambiente e aos direitos civis e individuais no Brasil e esperamos colaborar para que os factos sejam divulgados de forma a retratar a realidade. Podemos sugerir temas e fontes confiáveis para aprofundar a análise dos factos e, assim, ampliar as possibilidades de enfoque da cobertura realizada pelos colegas portugueses. Da mesma forma, pretendemos apontar os equívocos eventualmente cometidos nesse processo.

Entendemos que o Brasil exige uma atenção especial neste momento de particular gravidade porque conjuga uma grave crise política à atual crise sanitária global. O cenário de recessão e incertezas que se vislumbra para o futuro imediato indica um ambiente propício ao avanço da extrema-direita em várias nações, e a atual experiência do Brasil deve servir de alerta ao que pode acontecer mesmo em países onde as conquistas democráticas parecem consolidadas.

Não bastassem os vínculos histórico-culturais e afetivos que nos unem, esta preocupação política já seria um bom motivo a animar nossos esforços em sensibilizar os colegas portugueses para o que se passa no Brasil e participar deste momento histórico.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *